Agenda Cidadã recebe grande público durante abertura

por Mariele dos Santos Tavares publicado 07/05/2015 00h15, última modificação 07/05/2015 00h16
Mais de 800 pessoas lotaram a sede campestre da Astec, local do evento.

Cerca de 800 pessoas, entre prefeitos, vereadores, servidores e demais gestores públicos participaram do primeiro dia de atividades do Agenda Cidadã. A edição deste ano acontece em Palmas, na sede campestre da ASTEC, até sexta-feira. O evento também faz parte das comemorações dos 25 anos do Tribunal de Contas do Tocantins.

Durante a abertura, o presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, ressaltou o papel orientador da Corte de Contas: "Estamos de portas abertas para os administradores públicos e para a sociedade. Nosso conhecimento técnico precisa ser compartilhado. Juntos, vamos aprender mais, modernizar as instituições e trabalhar em benefício do povo tocantinense", afirmou o presidente.

O SEBRAE, também é parceiro na realização do evento. O presidente do conselho deliberativo da instituição, Roberto Pires, falou sobre a importância do evento. "Nós do SEBRAE e TCE/TO trabalhamos com objetivos convergentes, gerando conhecimentos de forma sustentável e fazemos deles diversificados instrumentos de desenvolvimento", disse ele.

"As capacitações do Tribunal de Contas são válidas para evitarmos os erros. Os ensinamentos do Tribunal nos fortalecem muito no sentido de fazer cumprir a lei", ressaltou a prefeita do município de Miracema, Magda Borba, que está em seu primeiro mandato.

Também compôs o dispositivo de honra da cerimônia, o controlador geral do Estado, Ricardo Eustáquio de Souza, representando o governador Sandoval Cardoso; o desembargador Ronaldo Eurípedes de Souza, representando a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, entidade que também é parceira na realização do evento; o prefeito da capital, Carlos Amastha; a superintendente do SEBRAE/TO, Márcia Rodrigues. Além destes, também estiveram no evento a procuradora-geral de contas do TCE/TO, Litza Leão Gonçalves; o vice-presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires; os demais conselheiros, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Severiano José Costandrade de Aguiar; os auditores substitutos de conselheiros Leondiniz Gomes e Fernando Malafaia.

Programa Agenda Cidadã

Criado em 2007 pelo TCE/TO com a proposta de levar informações aos gestores públicos quanto a correta aplicação dos recursos e estimular o controle social. Em 2010, o programa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.