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por Interlegis — publicado 14/03/2016 14h51, última modificação 14/03/2016 14h51
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Oficinas Interlegis no Tocantins reúnem 13 Câmaras em Porto Nacional

por Interlegis — última modificação 07/05/2015 08h17
Primeira etapa se encerrou nesta quarta-feira; novo treinamento vai até dia 8

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Oficinas Interlegis no Tocantins reúnem 13 Câmaras em Porto Nacional

por Mariele dos Santos Tavares publicado 07/05/2015 08h34, última modificação 07/05/2015 08h34
Primeira etapa se encerrou nesta quarta-feira; novo treinamento vai até dia 8

As oficinas de treinamento realizadas pelo Programa Interlegis em Porto Nacional, Tocantins, estão sendo um grande sucesso de público. A primeira etapa, para capacitar os servidores na instalação e uso do Portal Modelo para internet, encerrou-se nesta quarta-feira, 6, com a participação de 36 pessoas, representando 13 Câmaras Municipais da região.

A presidenta da Câmara Municipal de Lizarda, vereadora Thaline de Oliveira, que participa do curso avalia que "ele atende às nossas necessidades, pois é muito importante que a população esteja informada e tenha acesso ao trabalho feito nas casas legislativas”. Segundo a vereadora, através do Portal, isso é possível, além de  facilitar o fluxo da informação, o trabalho dos servidores “e o melhor, sem nenhum custo para a criação do Portal".

 

 

O curso de Portal Modelo foi ministrado pelo servidor do Interlegis Adalberto Alves de Oliveira que ensina aos alunos como alimentar as informações necessárias para cumprimento das leis de transparência e de acesso à informação, além de questões práticas como criar links internos e externos, ou colocar vídeos e áudios das sessões. Segundo Adalberto, a ideia é que as Câmaras participantes saiam com seus já sites instalados.

 

Na segunda etapa, é oferecido o curso sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ministrado pelo servidor Luís Fernando Pires Machado. Sabendo da carência em automatizar o processo legislativo, o Instituto Legislativo Brasileiro, por meio do Programa Interlegis, disponibiliza os produtos para atender às casas legislativas. O SAPL permite o acesso do cidadão às informações legislativas como normas jurídicas, sessões plenárias, comissões, resultados das votações, tramitação das matérias, além de dar transparência à produção legislativa de cada parlamentar. Segundo Luís Fernando, tem-se, desta maneira, transparência e redução de custos, entre outras vantagens.

 Fonte:http://www.interlegis.leg.br/noticias/2015/05/oficinas-interlegis-no-tocantins-reunem-13-camaras-em-porto-nacional/image/image_view_fullscreen

 

Senador Vicentinho Alves abre oficinas Interlegis no Tocantins para “melhorar eficiência e transparência do Legislativo

por Mariele dos Santos Tavares publicado 06/05/2015 17h26, última modificação 06/05/2015 17h26
Encontro reúne 12 Câmaras Municipais da região de Porto Nacional

O Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO) abriu na manhã desta segunda-feira o Encontro Interlegis em Porto Nacional - a 60 quilômetros da capital do Tocantins, Palmas, e uma das principais cidades do Estado - destacando o trabalho de aperfeiçoamento institucional do Poder Legislativo proporcionado pelo Programa, hoje vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Vicentinho destacou o duplo orgulho por estar no seu Estado e por ser o Diretor Nacional do Programa Interlegis. “Posso garantir a vocês que, nesta semana, daremos um enorme salto para melhorar a eficiência, a transparência e a comunicação das casas legislativas com a sociedade organizada do Estado do Tocantins”. Em sequência à manhã de discussões sobre temas políticos, relacionados ao Legislativo, os técnicos do Interlegis estarão oferecendo duas oficinas de treinamento para servidores das Câmaras para que elas possam adotar os produtos tecnológicos que são oferecidos a elas sem qualquer custo.

O Primeiro Secretário disse que um dos objetivos das atividades em Porto Nacional era a revitalização da parceria com o Interlegis , que “há 18 anos vem contribuindo para o aperfeiçoamento institucional do Poder Legislativo, na implantação de um modelo de eficiência administrativa, transparência e de comunicação direta com a cidadania”. Ele lembrou que os produtos e serviços Interlegis são feitos em sistemas abertos e livres, que podem ser adaptados à necessidade de cada casa, sem nenhum custo para elas.

Um compromisso com a modernização do Legislativo que, segundo Vicentinho Alves, é um dos trabalhos institucionais mais importantes realizados pelo Senado. Ele também parabenizou a “valorosa e combatente equipe do Interlegis” que “não mede esforços para ajudar no processo de modernização e integração do Legislativo”.

Debates

Participaram também da abertura do Encontro Interlegis o deputado Vicentinho Júnior (PSB-TO), os presidentes das Câmaras de Porto Nacional, Jefferson Lopes, de Guaraí, Jair Gaúcho, de Nova Rosalândia, Enoque Portelio, além do prefeito de Aliança, Zé Piqui, e do você-prefeito de Porto Nacional, Pedro Henrique Alves de Oliveira.

Além do pronunciamento de Vicentinho Alves, o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Helder Medeiros, que falou da importância do Programa Interlegis, citando exemplos de como ele contribui concretamente para a transparência do Legislativo e para a eficiência dos trabalhos cotidianos das Câmaras.

Consultor legislativo do Senado, Ronaldo Jorge Araújo Vieira Júnior, abordou vários temas da reforma política que estão em discussão no Congresso Nacional, como financiamento de campanha, voto distrital ou proporcional, representatividade e legitimidade dos partidos políticos. E se posicionou contra a ideia de uma constituinte exclusiva para definição da reforma.

Já o coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Programa Interlegis, Francisco Biondo, discorreu sobre a transparência no Legislativo. Ele se deteve especificamente na Solução Web Interlegis, pacote de ações que inclui: implantação do Portal Modelo – ferramenta desenvolvida pelo Interlegis para que as casas legislativas tenham seu site na internet –, adoção do domínio .leg, que marca a presença do Legislativo na web; hospedagem no datacenter do Interlegis; e treinamento.

E, por fim, o presidente da Câmara de Porto Nacional, Jefferson Lopes, saudou a presença do Interlegis no Tocantins, como um fator de modernização para o Legislativo Municipal.

Oficinas

De 4 a 6 de maio, os servidores da Câmara de Porto Nacional e cidades vizinhas – pelo menos 33 pessoas de 12 Câmaras, incluindo alguns vereadores, estavam inscritas no primeiro dia – terão a oportunidade de participar da oficina de Portal Modelo, o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O Portal é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar

Nos dias 7 e 8 de maio, o treinamento será para que os servidores aprendam a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias. Com o uso destas duas ferramentas, as casas legislativas estão aptas a cumprir as exigências da legislação de transparência e acesso à informação.

  

Fonte: http://www.interlegis.leg.br/noticias/2015/05/senador-vicentinho-alves-abre-oficinas-interlegis-no-tocantins-para-201cmelhorar-eficiencia-e-transparencia-do-legislativo201d

Agenda Cidadã recebe grande público durante abertura

por Mariele dos Santos Tavares publicado 07/05/2015 00h15, última modificação 07/05/2015 00h16
Mais de 800 pessoas lotaram a sede campestre da Astec, local do evento.

Cerca de 800 pessoas, entre prefeitos, vereadores, servidores e demais gestores públicos participaram do primeiro dia de atividades do Agenda Cidadã. A edição deste ano acontece em Palmas, na sede campestre da ASTEC, até sexta-feira. O evento também faz parte das comemorações dos 25 anos do Tribunal de Contas do Tocantins.


Durante a abertura, o presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, ressaltou o papel orientador da Corte de Contas: "Estamos de portas abertas para os administradores públicos e para a sociedade. Nosso conhecimento técnico precisa ser compartilhado. Juntos, vamos aprender mais, modernizar as instituições e trabalhar em benefício do povo tocantinense", afirmou o presidente.


O SEBRAE, também é parceiro na realização do evento. O presidente do conselho deliberativo da instituição, Roberto Pires, falou sobre a importância do evento. "Nós do SEBRAE e TCE/TO trabalhamos com objetivos convergentes, gerando conhecimentos de forma sustentável e fazemos deles diversificados instrumentos de desenvolvimento", disse ele.

 

"As capacitações do Tribunal de Contas são válidas para evitarmos os erros. Os ensinamentos do Tribunal nos fortalecem muito no sentido de fazer cumprir a lei", ressaltou a prefeita do município de Miracema, Magda Borba, que está em seu primeiro mandato.


Também compôs o dispositivo de honra da cerimônia, o controlador geral do Estado, Ricardo Eustáquio de Souza, representando o governador Sandoval Cardoso; o desembargador Ronaldo Eurípedes de Souza, representando a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, entidade que também é parceira na realização do evento; o prefeito da capital, Carlos Amastha; a superintendente do SEBRAE/TO, Márcia Rodrigues. Além destes, também estiveram no evento a procuradora-geral de contas do TCE/TO, Litza Leão Gonçalves; o vice-presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires; os demais conselheiros, Napoleão de Souza Luz Sobrinho e Severiano José Costandrade de Aguiar; os auditores substitutos de conselheiros Leondiniz Gomes e Fernando Malafaia.


Programa Agenda Cidadã


Criado em 2007 pelo TCE/TO com a proposta de levar informações aos gestores públicos quanto a correta aplicação dos recursos e estimular o controle social. Em 2010, o programa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Sessões Legislativas

por Mariele dos Santos Tavares publicado 04/08/2015 15h11, última modificação 04/08/2015 15h11
Sessão

A Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins comunica que as sessões terá inicio dia11 de agosto de 2015, terça-feira as 19:00 horas.E convida a comunidade para participar dos interesses do município.

UVET se solidariza com a Paralisação Geral das Prefeituras do Estado do Tocantins

por Mariele dos Santos Tavares publicado 25/09/2015 14h32, última modificação 25/09/2015 14h32

O presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins – UVET, vereador de Tocantinópolis, Elson Ribeiro, manifestou apoio à Paralisação Geral das Prefeituras, que ocorrerá dos dias 28 de setembro à 02 de outubro, nos municípios tocantinenses. A manifestação é encabeçada pela Associação Tocantinense de Municípios – ATM, em sinal de protesto à crise financeira que enfrentam as gestões municipais.


O presidente da UVET se diz solidário com a manifestação pois, segundo ele,  as câmaras municipais também sentem a crise financeira. “Quando as receitas dos Municípios caem o repasse para as Câmaras também é afetado”, justificou Elson, ao enfatizar que o poder legislativo tem o dever de seguir o manifesto do executivo municipal. “A UVET é sensível a causa dos prefeitos e da ATM”, disse.


Cobrança


Segundo Elson, o arrocho  financeiro dos Municípios dificulta a execução de diversos serviços. “E nesse situação complicada, os vereadores são os primeiros a receberem as reclamações dos munícipes”, enfatizou o presidente da UVET, entidade que atualmente conta com mais de 80% das Câmaras de Vereadores associadas. 

Victor Morais/Ascom ATM

Fonte:http://www.atm-to.org.br/site/noticia.asp?id=5070

A Câmara de Bom Jesus do Tocantins Publica o Edital da Eleição da Mesa Diretora

por Mariele dos Santos Tavares publicado 25/09/2015 15h25, última modificação 25/09/2015 15h30

A presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus Do Tocantins, convoca os Vereadores e Vereadoras para participar da eleição da Mesa Diretora que conduzirá os destinos da Câmara Municipal, durante o ano de 2016. A eleição será realizada a partir das 17:00 horas do dia 06/10/2015, no plenário da Casa Legislativa nesta municipalidade. A votação será aberta através de chamada nominal presidida pela atual Mesa Diretora. Será considerada vencedora a chapa que conseguir a maioria dos votos validos, a chapa vencedora tomará posse em 01/01/2016.

Edmilson Rodrigues assume a presidência da Câmara de Bom Jesus

por Mariele dos Santos Tavares publicado 13/01/2016 15h49, última modificação 13/01/2016 15h49

Em solenidade realizada na manhã da sexta-feira, 1º de janeiro, tomou posse a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins para o ano de 2016, presidida pelo vereador Edmilson Rodrigues (PDT).

Além de cinco dos nove vereadores participaram familiares, religiosos, o ex-prefeito do município Dengo, secretários municipais e a atual prefeita de Bom Jesus, Rosângela Barbosa Bezerra (PSDB).

Ao assumir o cargo, o novo presidente do legislativo bonjesuíno afirmou que pretende retribuir a confiança de seus apoiadores, cumprir as leis e defender os interesses da comunidade. “Vamos fazer uma gestão participativa em prol do desenvolvimento de nosso município”, disse Edmilson Rodrigues.

Reeleito vice-presidente da Casa de Leis, Josailton Andrade (PT) ressaltou que o trabalho dos vereadores dever ser realizado para atender os anseios da sociedade.
Para o 1º secretário Vanderlan Veloso (PPS) é preciso que os vereadores tenham humildade e ouçam a população. “Que o vereador Edmilson tenha um ano de dedicação e coragem para fazer o melhor em sua gestão”, disse Vanderlan.

“Espero que o presidente aproxime a Câmara do Executivo Municipal. Nós vereadores temos que estar próximos do povo, precisamos divulgar nossas ações. Desejo ao presidente uma gestão democrática com a participação dos vereadores e da comunidade”, disse o vereador Sebastião Neves (SDD), que ocupa a função de tesoureiro da mesa diretora empossada.

O vereador Assis Neves (PMDB) também destacou a necessidade da aproximação entre o legislativo e o executivo municipal. “Sempre disse que precisamos ter um presidente da Câmara mais próximo do executivo para levar os anseios da comunidade. A cobrança neste ano será maior”, reforçou o peemedebista.

Já a prefeita Rosângela Barbosa Bezerra lembrou que é papel do vereador fiscalizar e cobrar do executivo, e se comprometeu a manter um bom relacionamento com o legislativo municipal. “Nosso gabinete está aberto aos vereadores”, disse.

Perfil
Exercendo o primeiro mandato, Edmilson Rodrigues tem 38 anos e é natural de Bom Jesus do Tocantins. Ele já ocupou a vice-presidência da Casa de Leis em 2014.

Mesa Diretora 2016
Presidente: Edmilson Rodrigues (PDT)
Vice-presidente: Josailton Andrade (PT)
1º Secretário: Vanderlan Veloso (PPS)
2º Secretário: Zica (PSB)
Tesoureiro: Sebastião Neves (SDD)

Volta aos trabalhos
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins estão previstas para serem iniciadas no próximo dia 19 de fevereiro

 

Fonte:http://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1460532747-edmilson-rodrigues-assume-a-presidencia-da-camara-de-bom-jesus

1° Sessão ordinária.

por Mariele dos Santos Tavares publicado 17/02/2016 19h00, última modificação 17/02/2016 19h00

Foi realizada nesta terça-feira dia 16/02/2016 as 19hrs00min a Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins no Plenário Waldemar Gonçalves Lima com a presença dos vereadores: Edmilson Rodrigues Soares, Sebastião Pereira Neves, Pedro Cavalcante Sales, José Machado Ferreira, Ana Maria da Silva Paulino, Vanderlan Vanderlei Veloso e José de Assis Pereira Neves, deixando de comparecer a vereadora Daniela Neves Lima e o vereador Josailto Silva Andrade ambos por motivos de saúde, foi apresentado o DECRETO 06/2016 "Dispõe sobre formação das comissões permanentes do ano de 2016". Houve apresentação da Cantora Cleúdia e a presença da comunidade Bomjesuina. Em seguida o presidente convidou a todos para a próxima sessão a realizar-se dia 17/02/2016 no mesmo local e horário.  

Trabalhos retomados

por Mariele dos Santos Tavares publicado 16/08/2016 23h49, última modificação 16/08/2016 23h49
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins informa
Trabalhos retomados

Trabalhos retomados na Câmara.

Atividades Legislativas do segundo semestre foram retomadas.

A Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins vem informar a toda municipalidade que os trabalhos legislativos desta casa foram retomados desde o dia 09/08/2016. Com as proximidades das eleições, é pertinente continuar acompanhando o trabalho dos vereadores, na qual toda a sociedade depende para o bom andamento da cidade.

Tendo este objetivo em mente, teremos reuniões nos dias marcados no nosso calendário legislativo, que você pode conferir no menu principal. As atas serão disponibilizadas assim que forem votadas, para o conhecimento de todos aqueles que tiverem interesse, e pode ser acompanhada também na sessão específica.`

Esperamos e contamos com a presença de todos.

Sessão Legislativa

por Mariele dos Santos Tavares publicado 17/08/2016 00h07, última modificação 17/08/2016 00h07
Realizada a sessão Legislativa do dia 08 de agosto de 2016
Sessão Legislativa

Reuniao do dia 09 de agosto

No Plenário da Câmara Municipal de Centenário, foi realizada a Sessão Legislativa do dia 08 de agosto, onde o presidente iniciou os trabalhos e os vereadores discutiram as matérias em pauta,que foram apresentadas em plenário, a INDICAÇÃO 01/2016 que “Dispõe sobre patrolar a Rua Vicinal (estrada) que liga a Rua Rio Sono a passarela” e a INDICAÇÃO 02/2016 “solicitando a manutenção da rede de energia na Rua Santo Antônio” ambas da vereadora Selene Maria Bezerra Sampaio. A Ata da sessão pode ser conferida em nosso portal.

Câmara de Bom Jesus do Tocantins informa

por Mariele dos Santos Tavares publicado 25/08/2016 16h25, última modificação 25/08/2016 16h31
A Câmara Informa aos cidadãos de Bom Jesus do Tocantins.
Câmara de Bom Jesus do Tocantins informa

Comunicado

Devido ao período eleitoral, o portal não será alterado.



Seguindo a determinação por parte da Justiça Eleitoral, editada na Lei número 9504/97, Artigo 73, VI, 'b',
A Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, informa que obedecendo ao estabelecido, e entendendo
a necessidade de promoção do cumprimento das determinações da Legislação vigente, a Câmara adota tal medida
ressaltando que não haverá prejuízo ao interesse público. Através da agenda institucional o cidadão poderá acompanhar
as datas das reuniões, os horários, além do atendimento presencial e pelo e-SIC.

 

Câmara Municipal de Bom Jesus conclui reforma

por Mariele dos Santos Tavares publicado 25/11/2016 18h50, última modificação 25/11/2016 18h52
A Casa Legislativa de nossa cidade conclui as obras de reforma do telhado.
Câmara Municipal de Bom Jesus conclui reforma

Reforma da Câmara

Seguindo o preceito de manter um ambiente receptivo a todos, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins reformou sua sede, que há tempos clamava por reparos em sua estrutura de telhado, onde por ação do tempo, e do clima, vieram a desgastar sua estrutura, comprometendo até mesmo a segurança estrutural.

Desde que foi iniciada, após um trabalho de projeto, onde verificou-se os pontos mais sensíveis, e utilizando de estudos aprofundados, foi inciada a reforma que englobou todo o prédio. Isso trouxe maior agilidade aos serviços, e foi feita em tempo menor do que o previsto, sendo liberada para as atividades cotidianas já no mês de novembro. Sem maiores sobressaltos, agora a sede municipal do poder legislativo conta com uma cobertura eficiente, sem goteiras e sem deixar que haja infiltrações que afetavam nossa casa de leis.

A reforma foi acompanhada pelas comissões da casa, e o valor final , de 29 mil reais, constante no orçamento já previsto, e realizado com a maior eficiência, visando o bem coletivo da cidade.

Ao cidadão, estamos agora mais preparados para recebê-lo

Câmara realiza sessão bastante movimentada

por Mariele dos Santos Tavares publicado 12/05/2017 03h31, última modificação 12/05/2017 03h31
A Casa de Leis do Município de Bom Jesus do Tocantins realizou mais uma sessão, nesta terça-feira, dia 09 de maio de 2017
Câmara realiza sessão bastante movimentada

Sessão Legislativa

Contando com a presença da população, que prestigiou esta casa de leis, houve quorum e sessão no plenário da Câmara Municipal de
Bom Jesus do Tocantins, nesta terça-feira, as 19:00 horas.

Coordenando os trabalhos, o Presidente Josailto ressaltou a importância da população , na contínua tarefa de acompanhar todas as decisões
tomadas por esta casa, uma vez que ela é o elo que liga a população ao poder público em geral, transformando os anseios do povo, em ações
concretas.

Houveram debates acerca de noticia veiculada em Jornal de circulação na cidade, onde os vereadores aproveitaram seu tempo em plenário para
elucidar suas posições, e cada um a seu tempo, explicar pontualmente suas decisões.

Foi também, uma data de suma importância para a família bom-jesuína: a celebração do dia das mães. Houve uma distribuição sigela de lembranças
para algumas mães, que representaram todas as mães de Bom Jesus.

Confira na galeria de fotos, algumas dessas imagens:

 

Vereador Vanderlan em entrega de presente

Vereador Vanderlan presenteando cidadã

 

 

 

 

35º Sessão Legislativa conta com presença especial de crianças atendidas por Programa de Esportes Municipal

por Mariele dos Santos Tavares publicado 04/10/2017 15h50, última modificação 04/10/2017 15h52
Diretor Municipal de Esportes se faz presente, junto com seus alunos, e vereadores debatem sobre a necessidade de expansão de projetos como esse.
35º Sessão Legislativa conta com presença especial de crianças atendidas por Programa de Esportes Municipal

Debates na Câmara

Contando com quorum regimental, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, realizou a 35º reunião ordinária, da 34º sessão ordinária, realizada no Plenário Wlademar Gonçalves  Lima. Neste dia em questão, contou-se com a presença de ciranças e adolescentes que integram o projeto social e esportivo “Escolinha de Futebol Eu Atleta - Formando cidadãos e atletas para o futuro”. Iniciada como um projeto voluntário, hoje regimenta em suas categorias mais de 80 alunos, entre meninos e meninas, que praticam futebol, como atividade lúdica, mas também, como forma de integração social e engajamento educacional, pois como é ressaltado nas regras do programa, a freqüência escolar, além de boas notas, são pré-requisitos para que os garotos possam continuar no programa.

Os vereadores ouviram as histórias, a motivação, além de uma explicação muito bem detalhada sobre os objetivos e históricos do programa, na pessoa do Senhor Diretor Municipal de Esportes, o senhor Alessandro Barbosa, que se fez presente, e realizou sua palestra com muito brilhantismo. Os vereadores e a população presente, cumprimentaram o senhor diretor, que hoje transformou um pequeno projeto em um programa modelo, que arregimenta garotas que muitas vezes, poderiam se perder em caminhos tortuosos, e, com a orientação e motivação canalizadas pelo esporte, podem vislumbrar um futuro, seja como atleta profissional, ou como um cidadão consciente e melhor orientado para ter uma vida digna.

Na decorrer da sessão, os vereadores debateram ainda, projetos em tramitação na casa, como o PROJETO DE LEI 014/2017, que ainda se encontra em análise, por se tratar de matéria sensível à saude de Bom Jesus. O compromisso com a seriedade da matéria foi ressaltada pelo Sr. Presidente, que apresentou as conseiderações sobre os projetos que estão em tramitação na casa.

Diretor de Esporte

Diretor Alessandro Falando sobre o Projeto



Prefeitura Municipal realiza audiência pública sobre concessão de saneamento de água em nosso município

por Mariele dos Santos Tavares publicado 30/10/2017 03h02, última modificação 01/11/2017 15h29
Câmara Municipal sedia evento, que contou com auditório lotado, e vereadores, juntamente com a população, avaliam as propostas de concessão para o tratamento de água.
Prefeitura Municipal realiza audiência pública sobre concessão de saneamento de água em nosso município

Poder Executivo realiza Audiência Pública

Debates sobre tema atraem população


Foi realizada uma Audiência Pública, na noite deste segunda-feira, dia 09 de outubro, no Plenário Waldemar Gonçalves Lima, para que o Poder Executivo Municipal, explanasse para os vereadores,e para a população presente,  acerca da proposta constante no  Projeto de Lei N° 014/2017,  que trata sobre a concessão, por meio de licitação, para a contratação de empresa, no intuito de realizar o saneamento e o tratamento de água, a serem oferecidos para a população de Bom Jesus.

Esta matéria, invoca as preocupações dos nossos parlamentares, como ressaltou o Presidente Josailto, uma vez que o poder judiciário, está acompanhando os trabalhos. Além disso, o tema é muito sensível, pois envolve a saúde e a qualidade de vida de nossos cidadãos.

Cientes disso, o presidente ao abrir os trabalhos, atendendo ao requerimento apresentado pelo Vereador Felipe Tavares, repassou à palavra ao advogado da Prefeitura, Dr. Márcio Leandro Vieira, para que este, explicasse o que estava sendo feito neste sentido. O advogado, prontamente fez um histórico breve, na qual ressalta que o processo de contratação de uma empresa para prestação deste serviço, se desenrola desde 2009, em gestões passadas, e que este modelo, adequa-se pelos motivos econômicos, na qual o poder executivo municipal, não dispõe de recursos de tamanha vulta para fazer frente aos investimentos necessários.

Como o direito à agua potável, é uma condição essencial para o desenvolvimento do ser humano, o poder público está tentando buscar formas de prover esse benefício para a população - disse o Dr. Márcio. A importância de tal medida, se dá uma vez que os poços abertos atualmente, não contemplam toda a demanda. Além disso, as caixas de água, que servem como reservatórios, ficam constantemente sujas, o que pode causar doenças endêmicas. Dr. Márcio também ressaltou que, não se trata apenas de capatar água: Esta deve ser tratada , e o esgoto também.

Ao passo que se seguiu, vários moradores expressaram suas dúvidas, e uma a uma, as perguntas foram sendo respondidas. O saldo final, foi que , o diálogo com as diferentes opiniões, engrandecem a administração, que pode ouvir os anseios de seus cidadãos. As preocupações da população, sobre as taxas, e formas de utilização da água, foram ouvidas, e deverão ser o foco de atenção dos vereadores doravante.

 

População acompanhando debates
População compareceu em bom número.

 

Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins adquire novo veículo

por Mariele dos Santos Tavares publicado 01/11/2017 16h28, última modificação 01/11/2017 16h28
Utilizando de recursos próprios, a Câmara Municipal pode realizar a aquisição, por meio de licitação, de novo veículo.
Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins adquire novo veículo

Novo Veículo da Câmara Municipal

Neste mês de Outubro, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, conseguiu realizar a aquisição de um novo veículo para o uso da Casa. Devido ao trabalho itinerante que muitas vezes deve ser realizado, desde o ínicio do ano, houve a premente necessidade de aquisição de um veículo, que fosse de um tipo mais econômico, e viável para as necessidades da Câmara. Então, através de um controle de gastos, e utilizando somente de recursos próprios, foi feita a licitação na qual se pode conquistar mais esse patrimônio para a casa.

Esta aquisição, mostra o compromisso da gestão do Presidente Josailto com a eficiência administrativa, prezando pelas melhores práticas de governança pública, na qual todo esforço empregado está dando frutos. As dificuldades inerentes ao exercício de uma administração enxuta, são superados pela excelência das práticas de administração empregadas. O veículo, que agora compõe como ativo da Casa, é uma prova do trabalho sério empregado.

"Estamos diante de um novo tempo, na qual os gestores devem buscar ao máximo elevar o patamar dos serviços públicos a níveis que agradem a população" - disse o presidente. A partir de agora, os serviços realizados pela casa, irão dispor de um meio de transporte confiável e moderno. O veículo, um VW Voyage, é um dos mais econômicos da categoria, e deve-se ressaltar, a confiabilidade das peças, na qual o modelo detem um nível de custo de manutenção baixíssimo. " Pensamos neste caso, de um veículo, que, por sua confiabilidade, nos trouxesse um nível baixo de preocupação quanto à manutenção" , ressaltou o presidente.

Os trabalhos de melhorias da Casa estão em andamento. Confira por aqui, todas as informações sobre a Câmara.

Convite

por Mariele dos Santos Tavares publicado 21/02/2018 14h47, última modificação 21/02/2018 14h47
1ª Sessão Ordinária do ano de 2018.

A Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins- TO convida a toda a população para participar da 1ª Sessão Ordinária de 2018, que será realizada na quarta-feira, dia 21 de fevereiro de 2018 às 19h00min.

Ações do documento